Potencial

A marca do seu combustível

Blog Potencial

Aplicativo TruckPad atinge impressionante marca de 500 mil instalações

Aplicativo TruckPad atinge impressionante marca de 500 mil instalações

Pioneiro no Brasil ao conectar caminhoneiros e cargas, TruckPad é o primeiro aplicativo do setor ao alcançar 500 mil downloads na loja de aplicativos do Google.

O TruckPad, aplicativo de fretes com maior base de usuários do Brasil, foi lançado em setembro de 2013, a partir da primeira startup nacional de tecnologia aplicada ao transporte rodoviário de cargas. Nesta semana, o aplicativo ultrapassou o marcante patamar de 500 mil instalações pelos motoristas de caminhão de todo o País.

Em números, isso significa que, atualmente, metade da frota nacional de transportadores autônomos tem o aplicativo instalado em seu smartphone. É uma marca a ser celebrada pela startup, que nasceu desacreditada, mas que, a partir do empreendedor digital Carlos Mira, prosperou e conquistou resultados. Na época, ele pediu demissão do cargo de presidente executiva da transportadora da família para empreender no mundo digital. “Em 2013, quando lancei a primeira versão do app, nenhum caminhoneiro usava smartphone no Brasil. Por isso, eu era taxado como maluco. Na época, tive que comprar alguns smartphones e tablets para distribuir pra alguns caminhoneiros, para que testassem a primeira versão do sistema”, diz.

Hoje, o TruckPad tem uma estrutura consolidada para suportar essa marca de 500 mil downloads: a empresa recebeu investimentos da Movile, grupo dono de aplicativos como iFood, Ingresso Rápido e PlayKids). Tem parcerias firmadas com gigantes da indústria automobilística, como a Mercedes-Benz, a Shell e a Michelin, por meio da Sascar. Maior aplicativo do mercado brasileiro de fretes, dez vezes maior que o segundo colocado, só perde em números para o gigante chinês Huochebang, que já alcançou a avaliação de U$ 1 bilhão.

A startup que saiu da Vila Maria pra conquistar o prêmio de “Mais Inovadora do Mundo”, em concurso realizado nos Estados Unidos, pela aceleradora Plug and Play Tech Center, encontrou no Vale do Silício o ambiente propício para se fortalecer e estabelecer seu propósito. “Foi quando fomos chamados pela primeira vez de ‘Uber dos caminhoneiros’ – pelo diretor do Porto de Oakland, na Califórnia. Apelido que eu não gosto. Porque a gente não concorre com os caminhoneiros e nem cobra 20% de comissão pelos nossos serviços” – afirma Carlos Mira, que promete mais novidades pro transporte brasileiro. “Estamos criando soluções para o dia-dia dos caminhoneiros e não paramos na questão da carga.  Muitos outros serviços estão sendo implantados com a ajuda das parcerias estratégicas que estamos firmando com as empresas do setor automotivo”.

Também nas entidades de classe do setor, Carlos Mira foi um pioneiro. Foi ele que, em dezembro de 1992, fundou a COMJOVEM da NTC e foi eleito o seu primeiro coordenador. “Fico muito feliz em ver a proporção e a relevância que a Comjovem tomou nas associações, federações e sindicatos. Parabenizo aos lideres por manterem a chama do grupo acesa”, finaliza o empreendedor digital.

Fonte: Portal Transporta Brasil

Categoria(s): , . | Tag(s): , .

Uma empresa do Grupo Potencial.